O que as cores falam por você?
Atualizado: 27 de jun. de 2021
As cores podem influenciar diretamente no nosso humor e na percepção que os outros tem ao nosso respeito. Quem nunca se pegou escolhendo a cor que passaria a virada do ano?

Foto: Reprodução/Thelolovivinetwork.com
Ao reconhecer que a imagem que projetamos tem poder e que a vestimenta tem papel preponderante na construção dessa imagem, não podemos ignorar a influência significativa que as cores tem na nossa comunicação não-verbal. Sabia que existem vários estudos relacionados ao tema?
A psicologia das cores se dedica a estudar a maneira pela qual as cores são percebidas pelo nosso cérebro. E esse estudo é tão significativo que a maioria das grandes marcas que conhecemos fizeram e fazem uso desse conhecimento não só para criar sua identidade visual, mas para permanecer na memória dos seus consumidores e influenciar seu comportamento. Prova disso é que basta fazer menção a uma marca conhecida pra que a gente lembre das suas cores, por exemplo: Mac Donalds, Coca Cola, Tiffany & Co. (sendo que esta tem até um tom de azul que carrega seu nome!), entre tantas outras.
É fácil concluir que escolha intencional da cor é uma ferramenta fundamental para a construção da imagem que desejamos projetar. Logicamente, essa escolha deverá levar em consideração nosso humor, a situação para a qual nos vestimos e o significado de cada cor. Assim sendo, segue abaixo os principais significados das cores, suas simbologias:
Vermelho: energia, intensidade, impulsividade, amor, paixão, ódio, emoção, sensualidade.
Laranja: ânimo, energia (menos que o vermelho), calor, criatividade, humor, jovialidade.
Amarelo: alegria, confiança, otimismo, riqueza, sabedoria.
Verde: esperança, equilíbrio, frescor, harmonia, perseverança, renovação.
Azul: credibilidade, frieza, poder, nobreza, segurança.
Roxo: criatividade, luxo, realeza, sabedoria, sensualidade.
Rosa: delicadeza, feminilidade, inocência, romantismo.
Marrom: comprometimento, realismo, seriedade, sofisticação.
Branco: pureza, paz, limpeza, futurismo, sabedoria.
Preto: poder, seriedade, elegância, luxo.
Cinza: inovação, resiliência, sobriedade.
Dourado: luxo, sorte, riqueza.
Prata: modernidade, dinamismo vanguardismo.
Além dos significados das cores, para fazer uma escolha intencional de cor, é importante saber que cores mais intensas, escuras e/ou frias (azul, verde, roxo e suas variantes no círculo cromático) tem o poder de afastar, repelir, denotam inacessibilidade. Ao passo que cores mais suaves, claras e/ou quentes (amarelo, laranja, vermelho e suas variantes no círculo cromático) tendem a aproximar, porque dão a impressão de acessibilidade.
Agora que você já conhece um pouco sobre as diferentes mensagens que as cores transmitem, fica mais fácil fazer o bom uso delas. Quando precisar de mais energia, por exemplo, dê preferência a cores mais intensas. Se for de calma que você precisar, use cores mais claras e suaves. Se apaixonada, quem sabe o velho e bom vermelho vai te acompanhar? Agora, a pergunta que não quer mesmo calar é: qual a cor que melhor te representa hoje?
Wilfa Branco
Consultoria e Coach de Imagem e Estilo